Temos por finalidade levar a filosofia, a educação e cultura maçônica a todos os homens, fazendo renascer em cada um os reais e sublimes valores, incentivando seus membros ao verdadeiro princípio da virtude, constituindo-se assim, como uma instituição essencialmente filosófica e solidária entre seus membros.
Embora tenha, a Maçonaria brasileira, se iniciado em 1797 com a Loja Cavaleiros da Luz, criada na povoação da Barra, em Salvador, Bahia, e ainda com a Loja União, em 1800, sucedida pela Loja Reunião em 1802, no Rio de Janeiro, só em 1822, quando a campanha pela independência do Brasil se tornava mais intensa, é que iria ser criada sua primeira Obediência, com Jurisdição nacional, exatamente com a incumbência de levar a cabo o processo de emancipação política do país.
Criado a 17 de junho de 1822, por três Lojas do Rio de Janeiro - a Commercio e Artes na Idade do Ouro e mais a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói, resultantes da divisão da primeira - O Grande Oriente Brasileiro teve, como seus primeiros mandatários José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro do Reino e de Estrangeiros e Joaquim Gonçalves Ledo, Primeiro Vigilante. A 4 de outubro do mesmo ano, já após a declaração de independência de 7 de setembro, José Bonifácio foi substituído pelo então príncipe regente e, logo depois, Imperador D. Pedro I (Irmão Guatimozim). Este, diante da instabilidade dos primeiros dias de nação independente e considerando a rivalidade política entre os grupos de José Bonifácio e de Gonçalves Ledo - que se destacava, ao lado de José Clemente Pereira e o cônego Januário da Cunha Barbosa, como o principal líder dos maçons - mandou suspender os trabalhos do Grande Oriente, a 25 de outubro de 1822. Somente em novembro de 1831, após a abdicação de D. Pedro I - ocorrida a 7 de abril daquele ano - é que os trabalhos maçônicos retomaram força e vigor, com a reinstalação da Obediência, sob o título de Grande Oriente do Brasil, que nunca mais suspendeu as suas atividades.
Instalado no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro, a partir de 1842, e com Lojas em praticamente todas as províncias, o Grande Oriente do Brasil logo se tornou um participante ativo em todas as grandes conquistas sociais do povo brasileiro, fazendo com que sua História se confunda com a própria História do Brasil Independente.
Lojas
Entidades Paramaçônicas
FILHAS DE JÓ
As Filhas de Jó Internacional, ou apenas Filhas de Jó é uma Ordem sem fins lucrativos, discreta e de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando ao aperfeiçoamento do caráter, por meio do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, da lealdade para com a bandeira do seu país, do amor filial e do serviço à comunidade.
Ação Paramaçônica Juvenil - APJ
A Ação Paramaçônica Juvenil - APJ, Foi criada pelo Grande Oriente do Brasil com intuito de envolver a família maçônica em uma atividade cívica e patriótica, para resgatar em nossos jovens de 7 a 21 anos de ambos os sexos, a autoestima, a união e a cidadania
Fraternidade Feminina
A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul é uma entidade paramaçônica feminina, não iniciática, com um número ilimitado de associadas, vinculadas diretamente à uma Loja Maçônica, pertencente ao Grande Oriente do Brasil/GOB.
A Frafem foi criada pela Constituição do GOB em 1967.
AMATI-SC
A AMATI-SC - Associação Maçônica de apoio à Terceira Idade de Santa Catarina é uma associação maçônica beneficente, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, destinada a amparar maçons da terceira idade, seus cônjuges e ascendentes (pais e sogros) que deverão contribuir nas despesas com sua manutenção.
Ordem Demolay
É uma instituição que busca lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade (21 anos), possa contribuir com o a comunidade onde estiver inserido. É um ambiente fraternal, seguro e sadio, composto por garotos do sexo masculino, entre 12 e 20 anos.
- Capacidade de liderança;
- Senso de trabalho em equipe;
- Cidadania;
- Tolerância e respeito ao próximo;
- Responsabilidade;
- Respeito à hierarquia;
- Criatividade;
- Capacidade de tomada de decisão;
- Sentimento fraternal;
- Envolvimento social.
O ensinamento se baseia:
- Na prática de atividades voluntárias, filantrópicas, benemerentes, esportivas e sociais;
- Na transmissão de técnicas de liderança, oratória, resolução de conflitos, gestão e organização institucional;
- Em estudos filosóficos baseados nas virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
ARCO ÍRIS
A Ordem Internacional do Arco-Íris para garotas é uma organização de construção de caráter, para jovens entre 11 e 20 anos. Ajuda a promover a auto estima e liderança entre seus membros. A Ordem do Arco Íris foi fundada em Oklahoma (USA) em 1.922.
Os primeiros graus da Ordem foram ministrados em 6 de Abril de 1.922, pelas Oficinas do Capítulo Mac Alester Sul n. 149, da Ordem da Estrela do Oriente, para um grupo de 171 garotas no Templo do Rito Escocês em Mac Alester.
A Ordem Internacional do Arco-Íris para garotas é uma organização de construção de caráter, para jovens entre 11 e 20 anos. Ajuda a promover a auto estima e liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriada, habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas da sua idade.
Todas as reuniões são presididas pelas garotas, embora havendo sempre a presença de um adulto.
Mais uma importante filantropia realizada pela Loja União Brasileira 2085 - LUB!! O Nucleo Alfa Cruzeiro do Sul - 25 da APJ/GOB-SC que é mantido pela LUB, realizou a FEIJONACS em outubro/20 para arrecadar fundos para ajudar crianças com necessidade psicomotoras, a realizarem seus tratamentos no projeto Equoterapia Cidadã. Dia 16/12 os Apejotistas, Preceptores e familiares foram até o local do...
O Grande Oriente do Brasil - Santa Catarina, através do Poderoso irmão Nilson Manoel de Souza, Grão Mestre em exercício e a cunhada Clea Porto, bem como toda a família Gobiana Catarinense, manifestam com profundo pesar, o falecimento do nosso Eminente irmão LUIZ FERNANDO POSSEBON RIBEIRO, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil - Roraima. Um homem honrado, fraterno, carismático, sempre pronto para...
Superando todas as expectativas, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-SC realizou campanha para arrecadar brinquedos novos. O objetivo inicial era levantar 300 brinquedos para auxiliar o "Grupo Benfazer" a atender crianças zero a 12 anos residentes na Comunidade Frei Damião, Palhoça - SC. Esta meta foi superada em mais de 200%, pois em apenas 18 dias foram recebidos na sede administrativa...
O Grande Oriente do Brasil de Santa Catarina e a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, parabenizam o Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul- 25 pelos seus 25 anos.
O Grande Oriente do Brasil de Santa Catarina e a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, apoiam a causa "Novembro Azul".
Rodovia José Carlos Daux (SC 401) Nº10.460
Santo Antônio de Lisboa
Florianópolis-SC - CEP 88.050-001
Início
O GOB-SC
Poderes
Lojas Filiadas
Ritos Praticados
Notícias
Contato
Área Restrita